top of page

"Percorrendo trajetos do sujeito surdo"
Quem somos
Somos pessoas com diferenças, mas com pontos em comum, dentre eles, usuários da Língua Brasileira de Sinais.
Todos iniciamos a nossa jornada no mundo surdo desde o nascimento. Construímos nossas bases em estruturas ouvintistas, que nos proporcionou grandes perdas na aquisição de conhecimento e identidade, portanto adquirimos traço bilíngüe. Quando adultos, usuários da Língua de sinais, conscientes e conhecedores da importância de assumirmos enquanto surdos, nossa identidade e cultura, participamos, coordenamos e dirigimos, entidades e movimentos que fomentavam o resgate da cidadania e potencial do cidadão surdo.

Marcelo Silveira de Jesus
Diretor / Professor
Sou Surdo, Pós-Graduação Lato Sensu em LIBRAS, Graduado em Letras/LIBRAS - Universidade Federal de Santa Catarina - Pólo UFBA, Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Desempenhos: Ex - Vice-Presidente e Assessor do Centro de Surdos da Bahia - CESBA, Ex - Vice Presidente da Liga Nordestina Desportiva de Surdos - LINEDS e de Departamentos, Ex - Membro do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos - CBDS.
Um dos Fundadores e primeiro Presidente da Federação Baiana de Desportos dos Surdos - FBADS.
Atualmente é Vice - Presidente da FBADS, Assessor da LINDES, Sócio/Voluntário do CESBA e Diretor do Guia Surdo. Líder do Movimento de Bahia.
Apoio na fundação de associações de surdos no interior da Bahia. Ministrante de palestras que abordam temas da cultura e comunidade surda e de cursos de LIBRAS.

Andiara Ema Zatti
Design Gráfico / Professora
Sou Surda, Pós-Graduação Lato Sensu em LIBRAS e Graduanda em Letras/LIBRAS - Uniasselvi - Pólo Salvador, Graduada em Design Gráfico - Faculdade Ruy Barbosa e Instrutora de Proficiência em LIBRAS.
Nossa luta
Hoje, continuando nossa luta, somos um grupo de pesquisadores, graduados do curso de Letras/LIBRAS, buscando referenciais da cultura e identidade surda, utilizando a nossa experiência para possibilitar caminhos de crescimento e interação entre os surdos e todos os que partilhem, ou queiram partilhar com estes. Visamos, inclusive, redefinir o conceito de deficiência e incapacidade, construído ao longo da história pelo desconhecimento e permeado na sociedade de forma conflituosa até os nossos dias.
bottom of page